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Ultra vai voltar com os postos Texaco, uma aposta no público “A”

O Grupo Ultra está trazendo de volta os postos Texaco ao Brasil, uma aposta da dona da Ipiranga em uma marca que tem apelo junto ao público “A” e que pode ter uma penetração maior que o mercado na venda dos aditivados.

O primeiro posto Texaco vai abrir as portas nesta quinta-feira, 31, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Até o fim do ano, a companhia deve abrir pelo menos outros dois postos no estado e depois pretende entrar no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Ipiranga fechou um contrato de licenciamento de marca com a Chevron, com quem já tem um relacionamento próximo desde 2018, quando as duas companhias criaram uma joint venture para vender os lubrificantes da Texaco no Brasil.

A Iconic – nome da joint venture – é líder no seu segmento, com 20,1% de participação no mercado, e os bons resultados fizeram as duas empresas começarem a conversar sobre outras potenciais parcerias. As negociações para abrir os postos Texaco começaram em janeiro do ano passado e o contrato de licenciamento foi assinado em maio deste ano.

“Fizemos estudos não-estimulados e estimulados e ficamos surpresos que a Texaco é a quarta marca de postos mais lembrada pelos brasileiros, atrás apenas da Ipiranga, Shell e BR”, disse a vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda, ao Brazil Journal.

A Texaco entrou no Brasil em 1915, abriu seu primeiro posto em 1950, e decidiu sair do país em 2008, quando tinha 2 mil postos em operação. Na saída, vendeu seus postos para o Ultra, que fez o rebranding de todos para a marca Ipiranga.

Segundo Miranda, há uma complementaridade clara entre as marcas Ipiranga e Texaco. Enquanto a Ipiranga é uma marca com “DNA brasileiro, próxima e calorosa”, a Texaco é vista como uma “marca internacional, com especialização e reconhecida pela performance e tecnologia”.

A executiva disse ainda que a ideia com os postos Texaco é atrair o consumidor ligado ao mercado internacional e que já conhece a marca de fora, além de ser um cliente que busca performance e tem mais propensão a abastecer com combustível aditivado.

“A Texaco é muito conhecida pelo seu aditivo Techron, que é muito focado na limpeza e na lubrificação do motor,” disse ela. “Nossa expectativa é que o share dos aditivados no consumo de gasolina dos postos Texaco seja superior à média do Brasil”, completa. Hoje, a participação no mercado de aditivados gira em torno de 20% no Brasil, o mesmo patamar dos postos Ipiranga.

Dado esse mix de consumo, a expectativa do Ultra é que os postos Texaco possam entregar uma rentabilidade maior que os postos Ipiranga – mesmo com os royalties que ela terá que pagar. “É claro que para extrair essa maior rentabilidade, o posto precisa estar na localização correta, em uma região que tenha esse perfil de público”, afirma.

O primeiro posto Texaco está sendo aberto pela rede Galo, um revendedor que hoje tem 30 postos: 24 da Ipiranga e seis de bandeira branca. Para a expansão da Texaco, o Ultra adotou um modelo inédito, fechando uma exclusividade regional com os revendedores.

A rede Galo, por exemplo, terá a exclusividade para a expansão da marca em todo o estado de Santa Catarina. Caso ela não queira abrir um posto em alguma cidade, o Ultra poderá buscar outro revendedor.

Curiosamente, o fundador da rede, Paulo Ávila, tem um passado com a Texaco. Quando a marca ainda operava no Brasil, seu pai era dono de um posto Texaco, onde Ávila passou a adolescência trabalhando.

Segundo Miranda, a abertura dos postos Texaco será feita organicamente, com praticamente nenhuma conversão de postos Ipiranga em Texaco. “Pode ter um caso isolado, se acharmos que a marca dialoga melhor com o perfil da região, mas a ideia é que seja complementar e incremental à rede atual”, relata.

A executiva ainda disse que a Texaco representa uma possibilidade de aumento real de volume. “Se fôssemos focar em expandir os volumes só com a marca Ipiranga, uma hora íamos começar a ter canibalização. Com a Texaco isso não acontece, porque podemos migrar postos de outras bandeiras concorrentes para ela, em regiões onde já temos Ipiranga”, explica.

Atualmente, o Ultra tem mais de 6 mil postos Ipiranga em todo o Brasil.


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