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Produção de SAF pode começar em 2027

As primeiras unidades de produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil devem iniciar operações comerciais até 2027, com projetos avançados da Acelen e da Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR). O SAF, produzido a partir de insumos como óleos vegetais e resíduos agrícolas, pode substituir o querosene de aviação sem adaptações nos motores. A Lei do Combustível do Futuro estabelece metas para redução de emissões, com as companhias aéreas devendo reduzir 1% de suas emissões em 2027 e 10% até 2037. A reportagem é do jornal Valor Econômico.



A Petrobras já iniciou a implementação de uma biorrefinaria em Cubatão, com previsão de produção de 15 mil barris por dia de SAF e diesel renovável, enquanto a Acelen planeja um investimento de US$ 3 bilhões em uma biorrefinaria na Bahia. A Refinaria Riograndense, com tecnologia da dinamarquesa Topsoe, começará a operar em 2028, processando 800 mil toneladas de insumos.



Além disso, novas tecnologias, como hidrogênio e eletrificação, podem contribuir para a descarbonização da aviação. O uso do SAF é estimado para responder por 80% da redução de emissões até 2050. O Brasil, com um consumo anual de querosene de aviação de aproximadamente 7 bilhões de litros, precisará de 280 milhões de litros de SAF em 2027 para atender suas metas de descarbonização.


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