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Custo recorde de cursos de diesel na economia dos EUA


Caminhoneiros, agricultores e até perfuradores de petróleo sentem a dor após o preço subir 75% em um ano.


Os americanos estão sentindo a dor da inflação da gasolina toda vez que chegam à bomba. Mas um aumento superdimensionado no custo do diesel está aumentando os preços economicamente prejudiciais em quase todos os outros lugares. O preço médio nacional do diesel atingiu um novo pico de US$ 5,72 o galão nesta semana, um aumento de 75% em relação ao ano passado, segundo dados divulgados na segunda-feira pela Administração de Informações sobre Energia dos EUA. É um dos maiores aumentos de custo de combustível já registrados. O preço médio nacional da gasolina, que chegou a US$ 5 o galão no sábado, aumentou cerca de 60% no mesmo período. O aumento no preço do diesel, um combustível pesado, está se espalhando pela economia dos EUA , ajudando a empurrar os aumentos de preços na maior economia do mundo para máximas de 40 anos. Dados do governo dos EUA na sexta-feira mostraram que a taxa de inflação em maio acelerou para 8,6% em comparação com o ano anterior, o nível mais alto desde 1981.

“Grande parte da economia funciona com diesel, da agricultura à manufatura, e, portanto, o aumento nos preços do diesel está elevando os preços amplamente”, disse Mark Zandi, economista-chefe da Moody's, que diz que os preços do diesel respondem por cerca de um quinto do aumento. na inflação ao consumidor. A frota de caminhoneiros do país está na linha de frente, com pequenas e grandes empresas de transporte dizendo que estão repassando pesadas sobretaxas de combustível para seus clientes para tentar compensar o aumento repentino nos custos. “É realmente devastador para todos. . . porque é muito inflacionário”, disse David Owen, presidente da Associação Nacional de Pequenas Empresas de Caminhões, sobre o forte aumento nos preços do diesel. “As sobretaxas de combustível estão sendo implementadas em toda a linha.”


Bart Plaskoff, presidente da Summit Trucking em Dallas, Texas, disse que estava pagando US$ 70.000 a mais por semana em combustível do que no início do ano e estava dizendo a seus caminhoneiros para limitar o tempo ocioso e tentar abastecer em estados com menor impostos para economizar. Mesmo contabilizando as sobretaxas de combustível, ele alertou que alguns caminhoneiros podem lutar para sobreviver aos altos custos, o que pode tirar os caminhões da estrada e aumentar ainda mais os custos de transporte. Os altos preços dos combustíveis “podem impactar a indústria como um todo muito depois da estabilização dos preços dos combustíveis. Os caminhoneiros são a espinha dorsal da economia americana.


Sem eles, você não tem mantimentos, gasolina, fórmula infantil, receitas, móveis ou até mesmo seu pacote da Amazon”, disse Plaskoff. Por serem menos propensas a negociar tarifas ou receber descontos de combustível, as pequenas empresas de transporte rodoviário são as mais atingidas pelos altos preços do diesel. De acordo com as American Trucking Associations, 97% das empresas de transporte rodoviário operam 20 caminhões ou menos . Os varejistas, por sua vez, dizem que estão repassando os custos mais altos de caminhões e outros transportes para seus clientes para preservar as margens de lucro. “Há custos de transporte mais altos em toda a cadeia de suprimentos, seja frete marítimo, caminhões ou o preço do combustível”, disse Bob Nelson, vice-presidente sênior da Costco, uma das maiores varejistas dos Estados Unidos, a analistas de Wall Street no mês passado. “Eventualmente, esses custos chegam ao seu preço de venda.” A Target disse que teria que pagar mais US$ 1 bilhão em custos de frete e transporte este ano do que esperava no início do ano, citando-a como um dos principais fatores da queda da lucratividade . Os altos custos do diesel também estão sendo sentidos nas fazendas de todo o país, elevando o preço dos alimentos em supermercados e restaurantes. “Todos os nossos equipamentos são movidos a diesel. . . Os custos do combustível estão nos matando”, disse Don Cameron, gerente geral da Terranova Ranch, uma operação agrícola na Califórnia, onde os preços do diesel estão se aproximando de US$ 7 o galão, muito acima da média nacional. Cameron também atua como presidente do Conselho Estadual de Alimentação e Agricultura.


A fazenda de Cameron, que emprega 65 pessoas em tempo integral e muito mais durante a época de colheita, cultiva produtos frescos e amêndoas que vão para grandes redes de restaurantes e processadores de alimentos. Ele disse que teve que negociar aumentos de preços de 25 por cento para algumas de suas safras este ano, e outro aumento de 25 por cento no próximo ano não estava "fora de questão". Há poucos sinais de alívio nos próximos meses com os preços do diesel continuando a subir, complicando os esforços do Federal Reserve para conter a inflação e colocando problemas políticos para o presidente Joe Biden, que viu seu índice de aprovação ser reduzido pela inflação persistentemente alta. Os preços do petróleo bruto, principal responsável pelo custo do diesel, continuam subindo devido à escassez de oferta. As refinarias de petróleo do mundo, após uma onda de paralisações devido à pandemia que infligiu pesadas perdas financeiras ao setor, estão lutando para acompanhar uma demanda de combustível pós-pandemia mais forte do que o esperado.


Os próprios produtores de petróleo dos EUA dependem do diesel para abastecer caminhões que transportam trabalhadores, equipamentos e materiais como água e areia de fraturamento para campos petrolíferos remotos e para operar máquinas poderosas de perfuração e fraturamento. Um único poço pode exigir dezenas de milhares de galões de diesel antes de começar a produzir petróleo. O custo para os produtores, no entanto, é pelo menos parcialmente compensado pelos preços mais altos do petróleo. O Goldman Sachs diz que espera que os preços do petróleo Brent atinjam a média de US$ 135 por barril durante o resto do ano, acima do preço atual de cerca de US$ 122 por barril. Rob Sladek, proprietário da JCS Family Farms em Iowa, disse que sua despesa adicional com combustível estava acumulando problemas econômicos em cima dos custos já disparados de fertilizantes e outros insumos agrícolas. “É como perguntar: 'Qual dente da motosserra matou você?' É apenas um dos muitos”, disse ele.


Fonte:https://www.ft.com/

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